top of page

Marcus Garvey e a Visão da África -Parte Três: Marcus Garvey em suas próprias Palavras

Edição, introdução e comentários de John Henrik Clarke

Com a assistência de Amy Jacques Garvey

 

Primeira Mensagem aos Negros do Mundo

Prisão de Atlanta*

Por Marcus Garvey

10 de fevereiro de 1925


Meu trabalho está apenas começando, e quando a história do meu sofrimento estiver completa, então as futuras gerações de negros terão em suas mãos o guia pelo qual conhecerão os “pecados” do século XX. Eu, e eu sei que você também acredita no tempo, e vamos esperar pacientemente por duzentos anos, se necessário, para enfrentar nossos inimigos através de nossa posteridade.


Depois que meus inimigos estiverem satisfeitos, na vida ou na morte, voltarei a você para servir como servi antes. Na vida serei o mesmo: na morte serei um terror para os inimigos da liberdade negra. Se a morte tem poder, então conte comigo na morte para ser o verdadeiro Marcus Garvey que eu gostaria de ser. Se eu vier como um terremoto, ou um ciclone, ou praga, ou pestilência ou como Deus quiser que eu venha, então tenha certeza de que eu nunca vou abandoná-lo ao ver seus inimigos triunfarem sobre você. Eu não iria para o inferno um milhão de vezes por você?


Se eu morrer em Atlanta, meu trabalho apenas começará, mas viverei, no sentido físico ou espiritual para ver o dia da glória da África. Quando eu estiver morto, enrole o manto do Vermelho, Preto e Verde em volta de mim, pois na nova vida eu me levantarei com a graça e a bênção de Deus para levar milhões às alturas do triunfo com as cores que você bem conhece. Procure por mim no redemoinho ou na tempestade, procure por mim ao seu redor, pois, com a graça de Deus, virei e trarei comigo incontáveis milhões de escravos negros que morreram na América e nas Índias Ocidentais e os milhões na África para ajudar você na luta pela Liberdade, Independência e Vida.


A civilização de hoje embriagou-se e enlouqueceu com o poder e com isso busca através da injustiça, da fraude e da mentira esmagar os desafortunados. Mas se eu for aparentemente esmagado pelo sistema de influência e poder mal direcionado, minha causa se levantará novamente para atormentar a consciência dos corruptos. Por isso estou satisfeito, por você, repito, estou feliz por sofrer e até morrer. Mais uma vez, digo, anime-se, pois dias melhores estão por vir. Eu escreverei a história que inspirará os milhões que estão vindo e deixará a posteridade de nossos inimigos para contar com as hostes pelos feitos de seus pais.


Com as mais queridas bênçãos de Deus, eu os deixo por um tempo.

 

*De The Philosophy and Opinions of Marcus Garvey, Amy Jacques Garvey, ed. Atheneum, Nova York, 1909.

 

Na prisão em Atlanta*


. . . Dois meses depois que fui confinado em Atlanta, eles [meus inimigos] conseguiram tirar o novo navio dos homens infiéis que me representavam. O mesmo grupo de homens em Wall Street que . . . tinha usado os velhos oficiais para destruir a Black Star Line manobrando-os para conseguir que os oficiais da Black Cross Navigation and Trading Company se associasse a eles para aceitar uma carga para Miami através de um corretor negro. Esse corretor negro influenciou os homens a permitir que ele aceitasse o frete . . . O resultado foi que, ao elaborar o esquema para obter o navio, eles conseguiram que um ou dois carregadores colocassem a bordo do barco uma pequena tonelagem de carga e depois foram até os possíveis carregadores e os influenciaram a não colocar nenhuma carga no barco para Miami. O navio não poderia navegar com pequena quantidade de carga; esses homens, por sua vez, difamaram o barco por não cumprimento do contrato com uma demanda de US$ 25.000 ... então o barco que foi comprado e equipado por US$ 200.000 foi levado enquanto eu estava na prisão por US$ 25.000. Esforços também foram feitos para que os US$ 22.250 fossem apresentados ao Conselho de Remessa para a Black Star Line.


Quando fui enviado para Atlanta, meus inimigos garantiram que esse seria o meu o último. Pelo que pude perceber, parecia que eles haviam alcançado até o vice-diretor da prisão com sua influência, com a sugestão de tornar as coisas difíceis para mim enquanto estivesse lá. O vice-diretor da instituição fez todos os esforços para realizar os desejos de meus inimigos. Quando era convocado para realizar um trabalho, ele me deu as tarefas mais difíceis e sujas da prisão, pensando que isso perturbaria meu espírito, afim de me provocar e causar mais punições. Mas eu filosoficamente aceitei os deveres e os executei com o melhor de minha capacidade. Depois de ficar tão ocupado por um curto período de tempo, o Diretor (um homem de caráter e consideração de alto nível), Sr. J. W. Snooks, me chamou em seu escritório e me transferiu para a melhor posição que um homem de cor poderia ter na prisão; isso eu também executei com o melhor de minha capacidade durante todo o tempo que permaneci lá. Não tenho absolutamente nenhuma reclamação a fazer durante o tempo que passei em Atlanta sob o comando do Warden Snooks.


Enquanto eu estava confinado, esforços foram feitos para garantir a mim um perdão ou comunicação [comutação?]. Fui informado de que o presidente Coolidge teria agido imediatamente após o pedido de perdão alguns meses depois de eu estar em Atlanta, mas [pela] pressão exercida sobre ele por meus inimigos, em vez de assinar os papéis para minha libertação, ele os devolveu com uma declaração de “prematuro”. Não passou dois anos para que ele finalmente me concedesse comunicação.


Eu esperava que, ao ser solto de Atlanta, tivesse a oportunidade de retornar a Nova York para ajeitar os assuntos da Universal Negro Improvement Association, da Black Star Line e da Black Cross Navigation and Trading Company, mas meus inimigos garantiram que eu não pudesse a Nova York. Eles já haviam engolido todos os ativos das empresas, que só poderiam ser removidos pela minha presença em Nova York. Então eles habilmente influenciaram o Departamento do Trabalho e o Departamento de Estado a me deportar para a Jamaica. Por ordem do presidente Coolidge, fui transferido para Nova Orleans e de lá para minha terra natal, a Jamaica.

 

* Trecho de Pittsburgh Courier, 3 de maio de 1930.

 

Próximo título - Parte Quatro: Marcus Garvey e seus críticos


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page