top of page

Marcus Garvey e a Visão da África - Parte um: Marcus Garvey em suas Próprias Palavras

Edição, introdução e comentários de John Henrik Clarke

Com a assistência de Amy Jacques Garvey

 

Apontamentos abordados:

Uma Jornada de Autodescoberta*


NASCI na Ilha da Jamaica, Índias Ocidentais Britânicas, em 17 de agosto de 1887. Meus pais eram negros. Meu pai era um homem de intelecto brilhante e coragem arrojada. Ele não tinha medo das consequências. Ele se arriscou ao longo da vida, como a maioria dos homens ousados, e fracassou no final de sua carreira. Ele já teve uma fortuna; ele morreu pobre. Minha mãe era uma cristã sóbria e conscienciosa, muito branda e boa para a época em que vivia. Ela era o oposto do meu pai. Ele era severo, firme, determinado, ousado e forte, recusando-se a ceder até mesmo a forças superiores se acreditasse que estava certo. Minha mãe, por outro lado, estava sempre disposta a retribuir com um sorriso um golpe, e sempre pronta a fazer caridade ao inimigo. Desta estranha combinação eu nasci trinta e seis anos atrás, e me introduzi num mundo de pecado, da carne e do diabo.


Eu cresci com outros meninos negros e brancos. Nunca fui chicoteado por nenhum, mas fiz com que todos respeitassem a força dos meus braços. Fui educado de muitas formas, através de professores particulares, duas escolas públicas, duas escolas de gramática ou ensino médio e duas faculdades. Meus professores eram homens e mulheres de experiências e habilidades variadas; quatro deles eram pregadores eminentes. Eles me estudaram e eu os estudei. De alguns tornei-me amigo depois de anos, de outros me afastei, porque quando menino eles queriam me surrar, e eu simplesmente me recusava a ser surrado. Eu não fui feito para ser chicoteado. Aborrece-me ser derrotado; portanto, para mim, ser derrotado uma vez é encontrar uma causa para uma luta eterna para chegar ao topo.


Tornei-me aprendiz de impressor ainda jovem, enquanto ainda frequentava a escola. Meu mestre aprendiz era um homem altamente educado e alerta. Nos negócios e no mundo, como ele não tinha igual. Ele me ensinou muitas coisas antes de eu completar doze anos, e aos quatorze eu tinha inteligência e experiência suficientes para lidar com homens. Eu era forte e viril, e fiz com que me respeitassem. Desenvolvi um caráter forte e vigoroso, e ainda o mantenho.


Para mim, em casa, nos meus primeiros anos, não havia diferença entre branco e preto. Uma das propriedades do meu pai, onde morei a maior parte do tempo, era ao lado à de um homem branco. Ele tinha três meninas e dois meninos; o pastor Wesleyan, outro homem branco cuja igreja meus pais frequentavam, também tinha propriedades vizinhas à nossa. Ele tinha três meninas e um menino. Todos nós éramos companheiros de jogo. Nós brincávamos e éramos companheiros de brincadeiras de crianças felizes. A menininha branca de quem eu mais gostava não era melhor do que eu. Éramos dois tolos inocentes que nunca sonharam com um sentimento e problema de raça. Quando criança, fui à escola com meninos e meninas brancos, como todos os outros negros. Não éramos chamados de negros então. Nunca ouvi o termo negro ser usado nenhuma vez até os meus quatorze anos.


Aos quatorze anos, minha pequena parceira branca e eu nos separamos. Seus pais acharam que havia chegado a hora de nos separar e traçar a linha de cor. Eles mandaram ela e outra irmã para Edimburgo, na Escócia, e disseram a ela para que ela nunca escrevesse ou tentasse entrar em contato comigo, pois eu era um "preto". Foi então que descobri pela primeira vez que havia alguma diferença na humanidade e que haviam raças diferentes, cada uma tendo sua própria vida social separada e distinta. Não me importei com a separação depois que me contaram, porque nunca pensei durante toda a nossa parceria de infância que a menina e o resto das crianças de sua raça fossem melhores do que eu; na verdade, eles costumavam me admirar. Então eu simplesmente não me incomodei. Eu só os achava "frescos".


Depois da minha primeira aula de distinção racial, nunca mais pensei em brincar com garotas brancas, mesmo que fossem vizinhas. Em casa, a companhia da minha irmã era boa o suficiente para mim, e na escola fiz amizade com a uma garota preta. Meninos brancos e eu costumávamos brincar juntos. Nós íamos para o rio e para a praia para aprender a nadar, e fazíamos lutas de meninos enquanto estávamos em águas profundas para nos afogarmos, corríamos pela praia gritando "tubarão, tubarão, tubarão", de todas as nossas experiências, apenas um menino negro se afogou. Ele afundou em uma tarde de sexta-feira depois da escola, e seus pais o encontraram boiando meio comido por tubarões na tarde do domingo seguinte. Desde então, nós, meninos, nunca mais voltamos ao mar.


Na maturidade os meninos negros e brancos se separaram, e tomaram rumos diferentes na vida. Cresci então para ver cada vez mais a diferença entre as raças. Meus colegas de escola quando jovem não me conheciam nem se lembravam mais de mim. Então percebi que tinha que lutar por um lugar no mundo, que não era tão fácil alcançar degrau por degrau. Pessoalmente, porém, não tive muita dificuldade em encontrar e manter um lugar para mim, pois era agressivo. Aos dezoito anos eu tinha uma excelente posição como gerente de uma grande gráfica, tendo sob meu controle vários homens com idade suficiente para serem meus avós. Mas me envolvi com a vida pública. Comecei a me interessar pela política do meu país, e então vi a injustiça feita à minha raça por ser negra, e fiquei insatisfeito com isso. Fui viajar para a América do Sul e Central e partes das Índias Ocidentais para descobrir se era assim em outros lugares, e encontrei a mesma situação. Embarquei para a Europa para saber se lá era diferente, e novamente encontrei o mesmo obstáculo "Você é negro". Li sobre as condições na América. Li Up From Slavery, de Booker T. Washington, e então minha ruína, se assim posso chamar, de líder racial, me ocorreu em Londres depois de viajar por quase metade da Europa.


Eu perguntei. "Onde está o governo do homem negro?" "Onde está seu rei e seu reino?" "Onde está seu presidente, seu país e seu embaixador, seu exército, sua marinha, seus homens de grandes negócios?" Não consegui encontrá-los, e então declarei: "Vou ajudar a fazê-los".


Tornando-me naturalmente inquieto pela oportunidade de fazer algo pelo avanço de minha raça, estava determinado que o homem negro não continuaria a ser chutado por todas as outras raças e nações do mundo, como eu via nas Índias Ocidentais, América do Sul e Central e Europa, e como eu li sobre isso na América. Minha mente jovem e ambiciosa me levou a lutas de grande imaginação. Vi diante de mim então, assim como vejo agora, um novo mundo de homens negros, não peões, servos, cães e escravos, mas uma nação de homens robustos que marcam a civilização e fazem uma nova luz raiar sobre a raça humana. Eu não podia mais ficar em Londres. Meu cérebro estava em chamas. Havia um mundo de pensamentos para conquistar. Eu tinha que começar antes que fosse tarde demais se o trabalho não fosse feito. Imediatamente embarquei em um navio em Southampton para a Jamaica, onde cheguei em 15 de julho de 1914. A Associação Universal de Melhoramento do Negro e a Liga das Comunidades Africanas (Imperial) foi fundada e organizada cinco dias após minha chegada, com a proposta de unir todos os povos negros do mundo em um grande corpo para estabelecer um país e um governo absolutamente próprios.


De onde veio o nome da organização? Foi enquanto falava com um negro das Índias Ocidentais que era passageiro do navio de Southampton assim como eu, ele estava voltando de Basutolandia para sua casa nas Índias Ocidentais com sua esposa Basuto, e fiquei sabendo dos horrores da vida nativa na África. Ele me contou em conversas, histórias tão horríveis e lamentáveis ​​que meu coração sangrou dentro de mim. Retirando-me da conversa para meu camarote, durante todo o dia e na noite seguinte refleti sobre o assunto daquela conversa, e à meia-noite, deitado de costas, me ocorreu a visão e o pensamento de que eu deveria nomear a organização de Associação Universal de Melhoramento do Negro e Liga das Comunidades Africanas (Imperial). Tal nome eu pensei que abraçaria o propósito de toda a humanidade negra. Assim para o mundo nasceu um nome, um movimento foi criado, e um homem tornou-se conhecido.


Eu realmente nunca soube que havia tanto preconceito de cor na Jamaica, minha terra natal, até que comecei o trabalho da Universal Negro Improvement Association... um homem negro. Os jornais diários escreviam grandes manchetes e falavam do meu movimento. Mas ninguém queria ser negro. "Garvey é louco"; "ele perdeu a cabeça, é esse o uso que ele vai fazer de sua experiência e inteligência?" Tais foram as críticas que me fizeram. Homens e mulheres negros como eu, e mais ainda, acreditavam-se brancos sob a ordem da sociedade das Índias Ocidentais. Eu era simplesmente um homem impossível de usar abertamente o termo negro; no entanto, todos em voz baixa estavam chamando o homem negro de negro.


Eu tive que decidir entre agradar meus amigos e ser um dos "negros-brancos" da Jamaica, e ser razoavelmente próspero, ou sair abertamente, defender e ajudar a melhorar e proteger a integridade dos milhões de negros e sofrer. Decidi fazer o último, daí minha ofensa contra a sociedade de cor, pretos e brancos das colônias e da América. Fui abertamente odiado e perseguido por alguns desses homens de cor da ilha que não queriam ser classificados como negros, mas como brancos. Eles me odiavam mais do que veneno. Eles se opunham a mim a cada passo, mas eu tinha um grande número de amigos brancos, que me encorajavam e me ajudavam. Destacam-se entre eles o então Governador da Colônia, o Secretário Colonial e vários outros homens de influência. Mas eles tinham medo de ofender a nobreza de cor que se passava por branco. Daí minha luta teve que ser feita sozinho. Gastei centenas de libras (libras esterlinas) ajudando a organização a se firmar. Também dediquei todo o meu tempo à promulgação de meus ideais. Tornei-me um homem marcado, mas estava determinado a fazer o trabalho.


A guerra ajudou muito a despertar a consciência das pessoas de cor para a razoabilidade de nosso programa, especialmente depois que os britânicos rejeitaram um grande número de homens de cor das Índias Ocidentais que queriam ser oficiais do exército britânico. Quando lhes disseram que os negros não podiam ser oficiais do exército britânico, começaram sua própria propaganda, que complementava o programa da Universal Negro Improvement Association. Com esta e outras agências contribuintes, alguns negros de pescoço duro começaram a ver a razoabilidade do meu programa, mas foram firmes em se recusar a ser conhecidos como negros. Além disso, eu era um homem negro e, portanto, não tinha absolutamente nenhum direito de liderar; na opinião do elemento "colorido", a liderança deveria estar nas mãos de um homem amarelo ou muito claro. Com preconceitos tão frágeis, nossa raça foi retardada. Há mais amargura entre nós negros por causa da casta de cor do que entre quaisquer outros povos, sem excluir o povo da Índia.


Consegui, em grande medida, estabelecer a associação na Jamaica com a ajuda de um bispo católico, o governador, Sir John Pringle, o reverendo William Graham, um clérigo escocês e vários outros amigos brancos. Entrei em contato com Booker T. Washington e disse a ele o que queria fazer. Ele me convidou para ir aos Estados Unidos e prometeu falar comigo no sul e em outros estados para ajudar no meu trabalho. Embora ele tenha morrido no outono de 1915, fiz meus preparativos e cheguei aos Estados Unidos em 23 de março de 1916.


*Current History Magazine, September 1923. (Revista História Atual, setembro de 1923.)

 

As Índias Ocidentais Britânicas

como Espelho da Civilização*


Fazendo História por Negros Americanos

Nestes dias em que a democracia está se espalhando sobre o Império Britânico, e os povos sob o domínio da Union Jack estão se afastando do senhorio hereditário e de uma burocracia injusta, não deveria ser errado relatar a condição das coisas no oeste britânico das Índias e, particularmente, na histórica ilha da Jamaica, uma das mais antigas possessões coloniais da Coroa.


É justo que os povos do vasto Império a que pertencem estas colônias sejam corretamente informados sobre as coisas que afetam o bem-estar destas ilhas, sendo uma região relativamente negligenciada, senão desconhecida, do Arquipélago Atlântico.


A história da posse britânica dessas ilhas é muito interessante, pois revela os muitos conflitos entre as várias potências que lutam pela ocupação e supremacia nas águas do Caribe há trezentos anos.


Essas ilhas foram "descobertas" por Cristóvão Colombo no final do século XV, e a maior parte delas foi entregue ao trono espanhol. A Inglaterra e a França reivindicaram algumas dessas colônias, e a primeira, com seus justificáveis (?) meios de guerra, conseguiu expulsar os espanhóis de suas minas de ouro tropicais com muito pesar por parte dos expulsos, que haviam extinguido os aborígenes , uma ação bastante de acordo com o costume europeu de despovoar novas terras de suas tribos aborígenes. As Índias Ocidentais Britânicas: As colônias hoje compreendem Jamaica, Trinidad e Tobago, Barbados, Guiana Britânica, Granada, São Vicente, Santa Lúcia, Dominica, Antígua e Montserrat, São Cristóvão e Nevis, Ilhas Virgens e uma ou duas outras , espalhadas pelos grupos conhecidos como Grandes e Pequenas Antilhas, com uma população de mais de três milhões de almas.


Quando os espanhóis tomaram posse dessas ilhas, eles introduziram o cultivo do algodão e do açúcar. Para suprir a mão de obra necessária para tornar essas indústrias sólidas e lucrativas, iniciaram o tráfico de escravos da África, de onde recrutaram milhares de escravos negros que foram levaram à força de seus lares congênitos. A indústria açucareira desenvolveu-se maravilhosamente com a mão-de-obra negra, e a grande produção de açúcar, exportada para a Europa, trouxe uma riqueza incalculável aos proprietários de terras, que eles usavam em jogos de azar e banquetes; e para a exploração e desenvolvimento de verdadeiras "minas de ouro" do Hemisfério Ocidental.


Grupos de piratas e bucaneiros costumavam frequentar as águas do Caribe, onde paravam em alto mar navios mercantes carregados com suas ricas cargas com destino à Europa e às Índias Ocidentais. A pirataria era realizada de forma ousada em terra, onde um invasor bucaneiro assaltava uma dessas ilhas e forçava os ricos proprietários a renderem-se dando condições as adequadas para roubar.


Durante o século XVI, a Inglaterra expulsou os espanhóis da mais rica dessas ilhas e tomou posse dela. Das Plantations, como eram chamadas, grande parte de sua classe criminosa foi deportada, assim como alguns cavalheiros. Os novos ocupantes assumiram a indústria açucareira e, com seu conhecimento superior da agricultura, deram-lhe um novo impulso. Esses novos proprietários acharam necessário reabastecer seus trabalhadores com os recém-chegados para fomentar a indústria, daí um acordo foi firmado com John Hawkins, alguém de lembrança abominável, que obteve clandestinamente uma carta de seu soberano para transportar negros da África para as Índias Ocidentais, dando assim nova vida ao tráfico impiedoso das almas humanas.


A Jamaica era a mais próspera do interior das Índias Ocidentais britânicas, e a antiga capital, Port Royal, que foi submersa por um terremoto, era considerado o local mais rico da face da terra. Os principais produtos desta colônia eram o açúcar e o rum, mas seus espólios foram em grande parte aumentados por ser o quartel-general de piratas e bucaneiros europeus que levavam seus tesouros para lá, onde jogavam e se banqueteavam com grande luxo. É divertido notar que muitos dos piratas que atravessaram as Índias Ocidentais foram privados de suas orelhas como resultado do fracasso. . . batalhas. Alguns dos primeiros governadores dessas ilhas, Sir Henry Morgan, eram conhecidos como malandros sutis, e foram eles próprios, em algum momento ou outro, os piratas e os bucaneiros.


Entre os muitos heróis ou ladinos piratas e bucaneiros, como você quiser chamá-los, pode ser mencionado Teach, também conhecido como Barba Negra, Morgan, Hawkins, Rogers, Drake, Raleigh, Preston, Shirley, Jackson e Somers. Tal era o terror desses vilões, que atingiu ao coração do povo dessas ilhas, que até hoje seus nomes são tidos como motivo de medo entre o povo. É comum ouvir uma mãe negra ou mestiça, ao tentar assustar o filho, contar, Um, dois, três, quatro, e depois gritar: Preston, aaaah! Com essa intimidação a criança corre aterrorizada.


Devido ao curto espaço, vou me limitar a alguns fatos relativos à ilha da Jamaica, mas posso dizer que as condições nas várias ilhas são as mesmas, e o que vale para uma vale para o todo.


A Jamaica tornou-se uma colônia da Inglaterra em 1665, sob o comando de Oliver Cromwell, e desde então permaneceu sob seu controle. O país passou por muitas formas de governo local; ao mesmo tempo que era autogovernado; depois tornou-se uma Colônia da Coroa. Nos últimos vinte anos, tem desfrutado de um governo semi-representativo, com pouco poder de controle, com o equilíbrio de poder nas mãos dos bandidos, que puxam as cordas do conservadorismo colonial de Downing Street com um desrespeito imprudente aos interesses e desejos do povo.


Quando os ingleses tomaram posse desta ilha, exploraram a agricultura por tudo o que valia, o que era muito. Como já mencionei, eles importavam escravos da África que lavravam o solo sob as mais severas torturas, eles são os verdadeiros produtores da riqueza do país que contribuiu com os cofres da Europa e com os bolsos dos aventureiros ingleses que, desde o início dos tempos, eram homens de caráter vil e desumano.


Os escravos eram tratados desumanamente, sendo espancados, torturados e açoitados pelo menor delito. Um dos métodos primitivos de castigo era dançar na esteira, um instrumento que cortava os dedos dos pés quando não se dançava no movimento adequado. Em legítima defesa. . . os [antigos] escravos revoltaram-se em várias ocasiões, mas com pouco ou nenhum sucesso, pois sem armas eram impotentes diante das forças militares organizadas da classe dominante. Em 1851, os ex-escravos de uma das freguesias do noroeste da ilha se revoltaram, mas foram subjugados, os proprietários tiveram a perda de plantações de mais de três quartos de milhão de libras esterlinas. Eles novamente se revoltaram em 1865 no Oriente, sob a liderança do Exmo. George William Gordon, membro do Conselho Legislativo e Paul Bogle. Eles soaram o chamado da liberdade não molestada, mas devido à supressão da comunicação telegráfica, eles foram prejudicados e abatidos, caso contrário, a Jamaica seria tão livre hoje quanto o Haiti, que se livrou do jugo francês sob a liderança do famoso general negro, Toussaint LOuverture . O destacamento Gordon matou quinze dos déspotas nativos e um plutocrata feroz chamado Barão von Ketelhodt que tinha grande controle sobre o governador, Edward John Eyre. O destacamento vitorioso enforcou Gordon, Paul Bogle e várias centenas de negros, crime pelo qual o governador Eyre foi chamado de volta à Inglaterra e indiciado por assassinato, mas escapou por um triz.


Em 1834, uma lei foi aprovada pelo Parlamento Imperial declarando todos os escravos dentro do Império Britânico livres para sempre, com a promessa de que tais escravos deveriam passar por um aprendizado por alguns anos. Em 1º de agosto de 1838, os escravos das Índias Ocidentais tornaram-se livres. Vinte milhões de libras esterlinas foram pagas aos fazendeiros pelo governo imperial pela emancipação das pessoas que eles haviam tirado de seus lares ensolarados na África. Os escravizados não receberam nada; eles foram libertados sem dinheiro, roupas adequadas, comida ou abrigo. Mas com a firmeza característica do africano, os negros carregaram seus fardos e se puseram a trabalhar, recebendo escassa remuneração por seus serviços. Com seu trabalho e parcimônia eles foram capazes de prover-se em pequenas propriedades que foram melhorando, em grande parte pelo crédito adquirido.


Desde a abolição da escravatura, os negros melhoraram maravilhosamente, e quando o governo, há vinte ou trinta anos, abriu as portas do serviço público para concursos públicos, os jovens negros varreram o conselho e conquistaram todos os cargos disponíveis, deixando os seus concorrentes brancos muito para atrás. Esse sistema durou alguns anos, mas como os jovens brancos eram intelectualmente inferiores aos negros, os brancos persuadiram o governo a abolir o sistema competitivo e preencher as vagas por nomeação, e assim afastaram os jovens negros. O serviço público há muito tempo é formado por uma classe inferior de fracotes bajuladores cujos cérebros estão exaustos pela devassidão e vício antes de atingirem a idade de trinta e cinco anos.


A população da Jamaica, segundo o último censo, era de 831.383 habitantes, e se divide da seguinte forma: Brancos: 15.605; Pretos: 630.181; Pardos: 168.201; Índia Oriental: 17.380; Chinês: 2.111 e 2.905 cuja cor não é indicada. Assim, pode-se ver que mais de dois terços da população da Jamaica (como também das outras ilhas das Índias Ocidentais), são descendentes dos antigos escravos africanos. A pergunta surge naturalmente: Como esse elemento híbrido ou pardo apareceu? Essa população híbrida é explicada pela vantagem imoral tomada sobre as mulheres negras pelos brancos que sempre estiveram no poder e que praticavam a poligamia com mulheres negras como um direito não legal. Os antigos senhores de escravos estupravam suas escravas, casadas ou solteiras, e as obrigavam à poligamia muito contra sua vontade, produzindo assim o elemento mestiço. Os brancos dos últimos dias, para seu pesar, não têm a oportunidade de obrigar as meninas negras a se tornarem suas amantes, mas usam outros meios para enfeitiçar essas mulheres desprotegidas que as mantêm como concubinas, perpetuando assim o mal de que seus pais foram culpados. O cavalheiro negro educado, naturalmente, fica desgostoso com essa situação; e ao procurar uma esposa, ele geralmente se casa com uma mulher branca. Estas são as causas que contribuem para a população mestiça ou híbrida das Índias Ocidentais. Ao contrário dos brancos nos Estados Unidos, os negros não lincham homens brancos quando estupram e se aproveitam de meninas negras; eles os deixam nas mãos da justiça punitiva.


Houve vários movimentos para federar as ilhas britânicas das Índias Ocidentais, mas devido a sentimentos paroquiais nada definitivo foi alcançado. Em breve essa mudança certamente acontecerá porque as pessoas dessas ilhas são todas uma. Elas vivem nas mesmas condições, são da mesma raça e mente, e têm os mesmos sentimentos e pensamentos em relação às coisas do mundo.


Como alguém que conhece bem o povo, não peço desculpas por profetizar que em breve haverá um ponto de virada na história das Índias Ocidentais; e que os povos que habitam aquela porção do Hemisfério Ocidental serão os instrumentos de união de uma raça dispersa que, antes do fim de muitos séculos, fundará um Império no qual o sol brilhará tão incessantemente quanto brilha no Império do Norte hoje. Isso pode ser considerado um sonho, mas eu aconselharia aos meus amigos críticos a história e suas lições. César teria acreditado que o país que ele estava invadindo em 55 a.C. seria a sede do maior Império do Mundo? Se tivesse sido sugerido a ele, ele não teria rido disso como uma grande piada? No entanto, tornou-se realidade. A Inglaterra é a sede do maior Império do Mundo, e seu rei está acima do resto dos monarcas em poder e domínio. Então você pode rir porque eu fui ousado o suficiente para profetizar, mas tão certo quanto há uma evolução no crescimento natural do homem e das nações, certamente haverá uma mudança na história dessas regiões subjugadas.


*The African Times and Orient Review, Londres, Outubro de 1913. (Os Tempos Africanos e Revisão Oriental).

 

Uma conversa com os indígenas afro-ocidentais*


A raça negra e seus problemas

Caro amigo e irmão:

Sinto-me comovido ao dirigir-me a vós através do grande espírito de amor e da afeição que tenho pela raça africana, eu estou pedindo que você seja bom, leal e racial o suficiente para aceitar este discurso com espírito de boa vontade e se prestar ao movimento mundial de fazer algo para promover o interesse intelectual, social, comercial, industrial e nacional da raça oprimida da qual você faz parte.


Nos últimos dez anos dediquei meu tempo ao estudo da condição do negro, aqui, ali e em todos os lugares, e percebi que ele ainda é objeto de degradação e piedade em todo o mundo, no sentido que ele não tem status social, nacional ou comercial (com um mínimo de exceção nos Estados Unidos da América). Portanto, o mundo inteiro está propenso a desprezá-lo como um ser inferior e degradado, embora o povo como um todo já o tenha feito algo ruim, ele não fez nada pior do que outros para merecer o desprezo vergonhoso. O estado retrógrado do negro é caracterizado como acidental e circunstancial; e o ônus de sua condição é atribuível à insensível indiferença e insinceridade daqueles negros que falharam em cumprir seu dever pela raça na promoção de um imperialismo civilizado que satisfizesse a aprovação dos ideais estabelecidos.


Negros representativos e educados cometeram o erro de trair e manter-se afastados da raça, pensando que era degradante e vergonhoso identificar-se com as massas do povo que ainda é ignorante e atrasado; mas que estão clamando por uma liderança verdadeira e consciente, para que possam avançar para um estado mais elevado de iluminação, de onde possam reivindicar a apreciação e camaradagem honesta das raças mais avançadas que hoje nos ignoram simplesmente porque somos tão letárgicos e egoístas.


Os preconceitos do negro instruído e posicionado em relação ao seu próprio povo contribuíram muito para criar uma indiferença marcada pela raça entre aqueles de outras raças que são fiéis a si mesmos, e que não acreditam que o ambiente ou a posição removem alguém do laço de sangue relacionado com a raça.


Na América, na Europa, na África e na Austrália, o negro é identificado pela cor e pelo cabelo, de modo que é inútil para qualquer homem de cor pomposo pensar, porque sua pele é um pouco mais pálida que a de seu irmão, que ele também não é um homem de cor. Um Negro. Uma vez que o sangue africano corre nas veias, você pertence à "companhia dos negros", e não há como fugir disso.


Deus nos coloca no mundo como homens, portanto, se somos de uma espécie idêntica ou não, no que diz respeito a detalhes acidentais, não importa. O que importa é que somos todos humanos e, segundo a filosofia do relacionamento humano, todos temos um destino, portanto não deve haver estranhamento entre as pessoas que formam os grupos de mortais espalhados pelas diferentes partes do mundo.


É verdade que, por acidente e circunstâncias desfavoráveis, o negro perdeu a posse da gloriosa civilização que uma vez dispersou e, com o tempo, voltou ao atraso e, posteriormente, tornou-se escravo daqueles que ele o sequestraram, ainda assim não se segue que o negro deva sempre ser mantido no atraso. Não há chance para o negro hoje em assegurar um lugar confortável com os progressistas da humanidade, na medida em que a exclusividade racial protege as conquistas da raça em particular; mas há uma grande chance do negro fazer algo por si mesmo no mesmo padrão de costumes estabelecidos entre os civilizados; e os civilizados estão esperando ansiosamente para estender a mão para cumprimentar ao negro assim que ele tiver feito algo para merecer reconhecimento.


O negro é ignorado hoje simplesmente porque se manteve atrasado; mas se ele tentasse elevar-se a um estado mais alto no cosmos civilizado, todas as outras raças ficariam felizes em encontrá-lo no plano da igualdade e camaradagem. É de fato injusto exigir igualdade quando um de si mesmo nada fez para estabelecer o direito à igualdade.


Mas como o negro pode esperar crescer quando os mesmos homens que deveriam ter sido nossos suportes e líderes se afastam e tentam criar sua própria atmosfera impossível e insensata, que é insustentável e nunca reconhecida?


O apelo que faço agora é: Pelo amor de Deus, vocês homens e mulheres que têm se mantido afastados das pessoas de sua própria raça africana, cessem a ignorância; unam suas mãos e corações com o povo africano, e vamos alcançar o mais alto idealismo que há em viver, demonstrando assim aos outros, que não são de nossa raça, que somos ambiciosos, virtuosos, nobres e orgulhosos de nossa raça.


Filhos e filhas da África, eu digo a vocês, levantem-se, tomem a toga do orgulho racial e joguem fora a marca da vergonha que os reteve por tantos séculos. Destruam os preconceitos mesquinhos dentro de seu próprio rebanho; Desafiem a designação desdenhosa de negro proferida até por você mesmo, e seja um negro à luz dos faraós do Egito, de Simão de Gyrene, de Hannibal de Cartago, de Louverture e Dessaline do Haiti, de Blyden, Barclay e Johnson da Libéria, de Lewise de Serra Leoa, e Douglas, e Du Bois da América, que fizeram e estão fazendo história para a raça, embora depreciados.


Estudar a história do negro é voltar a uma civilização antiga que fervilha com o que há de mais brilhante e melhor na arte e nas ciências.


Você que não sabe nada de sua ancestralidade fará bem em ler as obras de Blyden, um de nossos historiadores e cronistas, que tanto fez para recuperar o prestígio perdido da raça e desfazer o egoísmo de historiadores estrangeiros e suas histórias que dizem tão pouco e nos pintam tão injustamente. . .


As glórias do passado tendem a inspirar-nos com coragem para criar um futuro digno. O negro hoje é prejudicado pelas circunstâncias; mas ninguém o está retendo. Ele está se escondendo e, por causa disso, as outras raças se recusam a notá-lo ou ergue-lo. Deixe que o negro comece a ajudar a si mesmo seriamente e antes do fim de muitas outras décadas você o verá um "novo homem", mais uma vez apto para a parceria com os "deuses" e a verdadeira companhia daqueles cujo respeito ele perdeu.


Estou implorando, sim, estou implorando a todos os homens e mulheres ao alcance do sangue africano para que despertem para a responsabilidade do orgulho racial e façam algo para ajudar a promover um estado mais elevado de apreciação dentro da raça. Localmente, estamos sofrendo de um marcado preconceito de tom de pele, entre nós, que é tolo e destrutível. A banalidade estabelecida reina em todo o mundo - em que todas as pessoas com. . . Sangue africano em suas veias são negros. O homem de cor que se recusa a reconhecer-se como negro tem apenas que colocar os pés no exterior: Europa, Austrália ou América, e mesmo África do Sul, para encontrar seu nível e "lugar" onde ele achará ainda mais vantajoso, de um ponto de vista moral, ser um "negro". É tão nojento ouvir algumas pessoas tolas falarem sobre sua superioridade pelo tom de pele. O caucasiano tem o privilégio de falar sobre sua cor, pois há um padrão em sua criação, e todos nós temos que respeitá-lo por suas proezas e sua força e sua maestria, ideais estabelecidas em forno. O negro pode alcançar uma posição semelhante pela auto-indústria e cooperação, e não há ninguém mais disposto a ajudá-lo a alcançar essa posição do que o homem genuíno da Europa, o senhor de nossa civilização, hoje.


O homem da Europa está ansioso para ver o negro fazer algo por si mesmo, por isso estou implorando a todos que dêem as mãos a esses milhões sobre os mares, e particularmente aqueles na Pátria África, América, Brasil e Índias Ocidentais, e acelerar o destino mais brilhante da raça no idealismo civilizado da época.


Vamos de agora em diante reconhecer todos e cada um da raça como irmãos e irmãs de um rebanho. Nos movamos juntos pelo bem comum, para que aqueles que foram nossos amigos e protetores no passado possam ver o bem que há em nós.


N.B Sr. Marcus Garvey Jr., Presidente e Comissário Viajante da Associação Universal de Melhoria e Conservação do Negro e da Liga das Comunidades Africanas, terá o prazer de se comunicar ou falar com qualquer pessoa que deseje ajudar no movimento mundial para o avanço do Negro. O Sr. Garvey deixará a Jamaica em breve em uma turnê de palestras pelas Índias Ocidentais, América do Norte, do Sul e Central, em conexão com o movimento; mas todas as comunicações recebidas durante sua ausência serão tratadas pelos oficiais encarregados da divisão local, 121, Orange Street e 34, Charles Street, Kingston, Jamaica.


*Folheto arquivado no Instituto da Jamaica em Kingston, impresso por volta de janeiro de 1916.

Marcus Garvey desembarcou nos Estados Unidos em março de 1916.

 

Índias Ocidentais no Espelho da Verdade*


ESTOU na América há oito meses. Minha missão neste país é dar palestras e arrecadar fundos para ajudar minha organização – a Associação Universal de Melhoramento do Negro na Jamaica – a estabelecer um instituto industrial e educacional para ajudar a educar a juventude negra daquela ilha. Também estou engajado no estudo da vida dos negros neste país.


Devo dizer, de início, que o negro americano deve elogiar a si mesmo, assim como ao preconceito do Sul, pelo progresso racial feito em cinquenta anos e pela atitude discriminatória que levou a raça ao alta marca da consciência preservando-a da extinção.


Eu sinto que o negro que entrou em contato com a civilização ocidental é caracteristicamente o mesmo, e se não fosse pelo meio ambiente, não haveria diferença marcante entre aqueles da raça disseminada pelo hemisfério ocidental. O preconceito descarado do Sul foi o que evidentemente deu ao negro da América o verdadeiro começo - o início de uma consciência de raça, que estou convencido que é responsável pelo estado de desenvolvimento já alcançado pela raça.


Viajei bastante por muitos países e, a partir de minhas observações e estudos, digo sem hesitação e sem reservas que o negro americano é parceiro de todos os negros, a unidade mais progressista e mais importante na cadeia expansiva da Etiópia. Industrialmente, financeiramente, educacionalmente e socialmente, os negros de ambos os hemisférios têm que se submeter ao irmão americano, o sujeito que revolucionou a história no desenvolvimento da raça ao poder, em cinquenta anos, produziu homens e mulheres fora do vínculo imediato da escravidão, cujos fechos dos sapatos muitos "filhos e filhas favorecidos" não conseguiram afrouxar.


Enquanto viajo pelas várias cidades, tenho observado com prazer o papel ativo desempenhado por homens e mulheres negros na vida comercial e industrial da nação. Nas cidades que já visitei, que incluem Nova York, Boston, Filadélfia, Pittsburgh, Baltimore, Washington e Chicago, vi empresas comerciais pertencentes e administradas por negros. Vi bancos negros em Washington e Chicago, lojas, cafés, restaurantes, teatros e agências imobiliárias que enchem meu coração de alegria ao perceber, em verdade, e não por sentimento, que no meio da negritude, pelo menos, as pessoas da raça têm orgulho suficiente para fazer as coisas por elas mesmas.


O ápice do empreendedorismo negro americano ainda não foi alcançado. Você ainda tem um longo caminho a percorrer. Você quer mais lojas, mais bancos e empresas maiores. Espero que sua poderosa imprensa negra e o elemento consciencioso entre seus líderes continuem a inspirá-lo a alcançar; Detectei, durante minha curta estada, que mesmo entre vocês há líderes que são falsos, que são meros egoístas, mas, por outro lado, tive o prazer de encontrar homens bons e, também, aqueles que lutam pela elevação da raça na vida e na morte. Conheci algumas personalidades que não estão no centro das atenções, pelas quais tenho uma forte consideração por sua sinceridade na causa da elevação da raça, e considero seu povo mais como verdadeiros discípulos trabalhando pelo bem de nossa raça do que muitos dos homens cujos nomes se tornaram conhecidos nacional e internacionalmente. Em Nova York, conheci John E. Bruce, um homem por quem tenho a maior consideração, pois vi nele um verdadeiro negro, um homem que não fala simplesmente porque está em uma posição pela qual deve dizer ou fazer algo, mas que se sente honrado em ser um negro. Também posso colocar nesta categoria o Dr. R. R. Wright Jr., o Dr. Parks, vice-presidente da União Batista, e o Dr. Triley da igreja M.E. da Filadélfia, o Rev. J. C. Anderson de Quinn Chapel e a Sra. Ida Wells Barnett de Chicago. Com homens e mulheres desse tipo, que são trabalhadores conscienciosos e não meros dignitários do serviço vitalício, posso perfeitamente entender que está próximo o tempo em que um estranho, como eu, descobrirá o negro americano firme e fortemente estabelecido no pináculo da vida e da fama.


O negro das Índias Ocidentais que teve setenta e oito anos de emancipação não tem nada que se compare ao seu progresso. Educacionalmente, ele, com exceção, deu um passo à frente, e geralmente está estagnado. Eu descobri um monte de blefes vãos propagados pelo tipo irresponsável de Negro das Índias Ocidentais que se tornou pregador dessa falácia no sentido de que as condições são melhores nas Índias Ocidentais do que na América. Agora deixe-me informar-lhes, honesta e sinceramente, elas não são nada disso. As Índias Ocidentais, na realidade, poderiam ter sido o lar ideal do negro, mas o adormecido das Índias Ocidentais ignorou sua chance desde sua emancipação, e hoje ele está aquém de tudo o que vale a pena nas Índias. Os homens instruídos estão imigrando para os Estados Unidos, Canadá e Europa; o elemento trabalhador pode ser encontrado aos milhares na América Central e do Sul. Essas pessoas estão deixando suas casas simplesmente porque não têm orgulho e coragem suficientes para ficar e combater as forças que os tornam exilados. Se tivéssemos o espírito de autoconsciência e confiança, como vocês têm na América, estaríamos à sua frente, e hoje o padrão de desenvolvimento negro no Ocidente teria sido mais alto. Nas índias Ocidentais não temos coragem de agitar ou exigir um acordo justo e a culpa não pode ser atribuída a outra fonte senão à idolatria e à falta de orgulho entre eles.


Não deixe o negro americano ser enganado; ele ocupa a melhor posição entre todos os negros até o momento, e meu conselho a ele é que mantenha sua luta constitucional por equidade e justiça.


Os negros das Índias Ocidentais dormem há setenta e oito anos e ainda estão sob o feitiço de Rip Van Winkle. Essas pessoas esperam por uma sensação poderosa para despertá-las para sua consciência racial. Estamos jogando fora boas oportunidades de negócios nas belas ilhas do Oeste. Não temos bancos próprios, nem grandes lojas e empreendimentos comerciais; dependemos de outros como revendedores enquanto permanecemos consumidores. A porta está aberta e pronta para qualquer pessoa que tenha o treinamento e a capacidade de se tornar um pioneiro. Se os empreendedores negros americanos conseguissem se aproximar de alguns dos negros ricos das Índias Ocidentais e os ensinassem a negociar e a fazer coisas pelo interesse de seu povo, um grande bem seria realizado para o avanço da raça.


As massas negras nas Índias Ocidentais querem empreendimentos que as ajudem a se vestir tão bem quanto os negros do norte dos Estados Unidos; ajudá-los a viver em boas casas e fornecer-lhes móveis a prazo; para assegurá-los na doença e na saúde e evitar um túmulo de indigentes.


*Champion Magazine, Janeiro de 1917. (Revista Champion, janeiro de 1917).

 

Próximo título: Parte dois: Os anos de triunfo e tragédia, 1920-1925



162 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page