top of page

Pais Pretos: Uma Presença Invisível na América - Sessão II - Capítulo IX

 

Direito a primogenitura

Histórias de paternidade, raça e redenção

Ivory A. Toldson

Aos 37 anos, fiquei contente ao saber que não sei exatamente quem sou. Entendo que, por natureza, a humanidade é uma espécie confusa com uma linguagem repleta de contradições. Nós nos definimos por singularidades – um nome indicando você ou eu, quando ninguém é uma pessoa, e todo mundo é tudo, mas ninguém entende tudo – então, ninguém se conhece verdadeiramente. Portanto, nossas chaves para a vida vêm da identificação com tudo e nada ao mesmo tempo. Em outras palavras, temos que aceitar falhar, sem nos tornarmos um fracasso e perder sem sermos perdedores. Cometemos erros, mas os erros não nos fazem. Assim, a resposta para a perene pergunta: “Quem sou eu?” foi melhor respondida quando Moisés perguntou a Deus seu nome, e Deus disse: “Eu sou quem sou”.


Ivory A. Toldson

Como “A Father's Call: Father-Son Relationship Survival of Critical Life Transitions” (Toldson & Toldson, 2006), esta é uma coleção de ensaios autobiográficos, que detalham minhas experiências de amadurecimento ao descobrir os dons, conflitos e responsabilidades que herdei de meus pais. Uso pais no plural, não porque cresci com meu padrasto e meu pai biológico. Pelo contrário, por isso, recentemente, passei a entender que os pais mudam. Meu pai, Dr. Ivory Lee Toldson, hoje é um homem diferente do que era quando eu era criança. Nem melhor nem pior, mas diferente de maneiras que me permitem experimentar seu amor, orientação e sabedoria de formas muito novas. Desde que escrevi “A Father’s Call”, meu padrasto, Dr. Imari Obadele (Irmão Imari), já falecido, a quem honro sua memória com este capítulo, compreendendo que estendo sua existência toda vez que escrevo seu nome.


Uma segunda razão pela qual uso pais no plural é porque aprendi que a comunidade negra precisa de paternidade comunitária para se sustentar. Bons pais devem expandir seu papel para fora de casa, bem como abrir seus lares à sabedoria de outros pais. Tentarei reforçar este ponto ao longo deste capítulo.


A primeira seção deste capítulo, “Filho da Revolução Negra, Parte 2”, continuará o ensaio e se baseará no meu período como estagiário de psicologia em uma prisão federal onde encontrei presos da era Black Power que trabalharam diretamente com meu padrasto e Detentos da era da Guerra às Drogas, que estavam no meu grupo de colegas.


A segunda seção deste capítulo, “Fale com as crianças! O Impacto dos Pais Negros” destacará os 3 anos que passei trabalhando com meu pai em um grupo residencial para homens sob custódia do Estado, bem como os resultados de minha pesquisa sobre pais negros. A seção final, “Lições aprendidas”, discutirá o nascimento e o desenvolvimento de Makena, minha única filha. O capítulo também recapitula as lições aprendidas e discute minha afiliação a um programa de cooperação de pais no Tribunal Superior do Distrito de Columbia.

 

Filho da revolução negra, parte 2


Dr. Imari Obadele

Em 1971, dois anos antes de eu nascer, o departamento de polícia de Jackson, Mississippi, conspirou com o Federal Bureau of Investigation (FBI) para invadir um assentamento legalmente ocupado pela República da Nova África (RNA). No tiroteio que se seguiu, um policial foi morto, um agente federal foi ferido e 11 membros da RNA foram presos e detidos. Meu padrasto, Dr. Imari Obadele, entre os sete condenados, cumpriu 4 anos na Penitenciária dos EUA em Atlanta, Geórgia, antes de ser exonerado. Cerca de 25 anos depois que o governo dos Estados Unidos libertou o irmão Imari, tanto ele quanto eu achamos divertidamente irônico quando fui designado para a Penitenciária dos Estados Unidos para um estágio de pré-doutorado em psicologia prisional de um ano. À beira de estender indefinidamente os caminhos mortais de meus dois pais, eu estava a menos de um ano de receber o mesmo diploma que meu pai biológico (um Ph.D. em psicologia de aconselhamento) da alma mater de meu padrasto (Temple University), enquanto conduzia minha pesquisa de dissertação em um repositório penal para os companheiros menos afortunados de meus pais na década de 1970 e seus filhos bastardos que se tornaram vítimas da moderna Guerra às Drogas.


O ano era 2000. Eu era um dos três estagiários de psicologia da turma de 2000-2001; as outras duas eram mulheres brancas. De uma equipe de psicologia de nove, apenas dois de nós eram negros, e eu era o único homem negro. Durante nosso treinamento, que compartilhamos com todos os novos funcionários penitenciários, o diretor assistente exigiu: “Nunca se esqueça, você é um agente penitenciário primeiro”. Ele explicou os perigos inerentes de trabalhar com presos, independentemente da natureza de nossa posição. Meu escritório ficava no segundo andar do bloco de celas D, ao lado de um ministro presidiário que ocupava uma cela particular. Eu era o único interno em uma cela sem um psicólogo supervisor, então a equipe e os internos me tratavam como se eu já fosse um psicólogo.


Aos 27 anos, fiquei preocupado com o grande número de jovens negros presos, principalmente os que tinham filhos. Um dia, visitei um interno da unidade de habitação especial a pedido de um dos meus colegas de estágio. Minha parceira suspeitou que ele pediu aconselhamento porque se sentia atraído por ela. Quando apareci, ele sorriu e cedeu às suas travessuras, mas começou a falar sobre seus nove filhos. Ele tinha menos de 30 anos.


Dias depois, conheci outro preso que estava genuinamente interessado em autorreflexão. Ele também tinha menos de 30 anos e tinha 11 filhos. Ele me disse que estava preocupado que seus filhos fossem tão próximos em idade e a pouca proximidade entre eles, e soubessem tão pouco sobre ele, que temia que um de seus filhos e filhas pudessem se tornar involuntariamente íntimos, sem saber que eles eram irmãos. Curiosamente, na época, ele estava escrevendo um romance que dramatizava o potencial incesto acidental. Dentro de 9 anos de sua sentença de 25 anos, ele havia escrito à mão 10 livros que eram populares entre outros presos.


Estrela do basquete no ensino médio, quando adolescente, ele teve uma competição amistosa com um bom amigo meu que recebeu um Ph.D. em psicologia 2 anos antes de mim. Meu amigo se lembrava bem dele, lembrando que eles estavam em caminhos semelhantes crescendo em um bairro muito pobre com mães solteiras. Ambos estavam sendo recrutados para faculdades, enquanto flertavam com as novas oportunidades de vender drogas, que se tornaram onipresentes em sua comunidade. Como um se tornou um psicólogo de sucesso e o outro um preso com uma sentença de um quarto de século foi mera casualidade.


Dr. Mutulu Shakur

Como pessoal da prisão, eu estava bem ciente de vários presos de alto nível. Um deles, o Dr. Mutulu Shakur, foi particularmente intrigante por várias razões. Primeiro, ele era o padrasto de Tupac Shakur. Segundo, depois de ler seu relatório investigativo de apresentação (registro público), fiquei sabendo que ele tinha uma história muito semelhante à do meu padrasto. Ele adotou o sobrenome Shakur de um ancião da Filadélfia e se casou com Afeni Shakur quando Tupac era muito jovem. Dr. Shakur foi membro do RNA na década de 1970, obteve um doutorado em terapia de acupuntura e operou a primeira clínica de acupuntura para negros em Nova York. Em 1986, ele foi preso por planejar o assalto ao banco com um caminhão blindado em Nova York e ajudar na fuga de Assata Shakur, que atualmente está exilada em Cuba sob asilo político. Dr. Shakur mantém sua inocência e insiste que ele e Assata foram alvos do COINTELPRO* por causa de suas crenças políticas.


Conheci o Dr. Shakur quando ele entrou em meu consultório em seu próprio reconhecimento. Embora eu esperasse que nossos caminhos se cruzassem, eu não tinha certeza do que ele sabia de mim ou de minha família. Quando entrou em meu escritório, apresentou-se formalmente e manteve uma postura de escrutínio. Após cerca de 5 minutos de conversa constrangedora, perguntei: “Você conhece Imari Obadele?”


Em um tom um tanto presunçoso e arrogante, ele respondeu: “Sim, esse é o meu presidente”.


Eu imediatamente reconheci: “Ele é meu padrasto”.


Ele então começou a proferir palavras em outro idioma antes de dizer: “Esta é a melhor coisa que me aconteceu desde que fui preso”.


É certo que, depois que o Dr. Shakur expressou sua alegria, meu coração começou a acelerar. Embora satisfeito por a tensão ter se dissipado, não compreendi totalmente o que ele acreditava ser a circunstância ou potencial de eu estar ali. Eu havia passado por uma rigorosa investigação de antecedentes para adquirir a posição, que exigia que agentes visitassem antigos professores e outros conhecidos para determinar minha propensão ao desvio ou atividade subversiva. No requerimento, lembro-me explicitamente de responder “não” à pergunta: “Algum de seus familiares foi encarcerado no sistema penitenciário federal?” Na época, racionalizei convenientemente que meu padrasto não era tecnicamente relacionado a mim. Mas sentar-se cara a cara com seu ex-companheiro fez a pergunta parecer muito menos trivial.


Felizmente, ao longo do ano que passei na prisão, ficou claro que a resposta inicial do Dr. Shakur à minha revelação não estava ligada a nenhum desejo básico de explorar o relacionamento para seu benefício pessoal. Ao longo do ano, o Dr. Shakur se tornou querido por mim, compartilhando suas perspectivas políticas, bem como seus desafios para permanecer conectado à sua família e comunidade enquanto estava encarcerado.


Inerentemente, eu era um legado importante para o passado político do Dr. Shakur, independentemente do quanto eu atribuísse às suas crenças. Eu era apenas 2 anos mais novo que Tupac, o filho que ele havia perdido 4 anos antes. Meu padrasto lembrou-se de Tupac quicando no joelho mais de uma década antes de saber que eu existia. Também afilhado de Geronimo Pratt, Tupac foi cercado por elementos básicos do movimento Black Power ao longo de sua infância. Um exame mais profundo da música de Tupac revela a forte conexão que ele tinha com o movimento Black Power em geral, e com o Dr. Shakur especificamente. Dr. Shakur uma vez gravou uma participação especial para uma das músicas de Tupac do telefone da prisão. Muitas das gravações anteriores de Tupac foram atadas com alusões esotéricas ao movimento Black Power, que eu apreciei muito quando adolescente. No entanto, o estilo gangsta rap da Costa Oeste e a vida de bandido tornaram-se a face pública da música de Tupac no ano anterior à sua morte.


A maioria dos entusiastas do hip hop apreciava o conflito shakespeariano das letras de Tupac, enquanto ele vacilava entre o rap “consciente” e o “gangsta”. Também presente no subtexto da música de Tupac estava um ressentimento desenfreado em relação ao pai. Uma frase do single de sucesso de Tupac (1995), “Dear Mama”, parecia ressoar com uma geração de jovens negros que se sentiam distantes de seus pais:


Sem amor do meu pai porque o covarde não estava lá

Ele faleceu e eu não chorei, porque minha raiva não me deixou sentir por um estranho.


Quando adolescente, o veneno de Tupac contra seu pai silenciosamente alimentou minha própria insatisfação latente com meu pai. Infelizmente, a música também explicava e racionalizava o papel que os traficantes de drogas desempenharam como pais substitutos para uma geração de homens negros órfãos. Através de minhas interações com o Dr. Shakur, eu me perguntava por que o pai que Tupac nunca conheceu realmente apareceu mais proeminente em sua música do que o padrasto com quem ele interagiu ao longo de sua vida. Ele parecia amar seu padrasto com um sussurro e odiar seu pai biológico com um megafone.


Dr. Shakur uma vez revelou que as conversas que teve comigo trouxeram-lhe um nível de consolo que se compara a um período em que ele e Tupac conversavam quase diariamente. Ele compartilhou a mesma experiência com a repórter do The New Yorker Connie Bruck, que a detalhou no artigo “The Takedown of Tupac” (Bruck, 1997). Dr. Shakur revelou que ele e Tupac tinham conversas telefônicas quase diárias em um momento em que Tupac estava tentando criar sua identidade pública. Na época, o Dr. Shakur acreditava que Tupac tinha o potencial de regenerar a geração do hip hop em uma força que aproveitava os princípios da libertação negra, para confrontar questões modernas na comunidade negra.


Em meio ao que o Dr. Shakur acreditava ser um avanço em sua busca para ajudar Tupac a remarcar sua imagem e solidificar seu papel para a juventude negra, ele foi transferido para uma penitenciária supermax, onde ficou trancado em uma cela por 23 horas, um dia. Connie Bruck relatou que em um memorando escrito em fevereiro de 1994, “o diretor de Lewisburg argumentou que Mutulu precisava 'dos controles de Marion', em parte por causa de seus 'contatos externos e influência sobre o elemento negro mais jovem'” (Bruck, 1997). Dr. Shakur sustenta que, quando foi libertado para a população em geral da penitenciária, Tupac estava firmemente nas garras do sistema de justiça criminal e, finalmente, sob o controle da Death Row Records, na época, a mais notória gravadora gangsta do país.


Na época da morte de Tupac em 1995, fiquei desencantado com sua imagem, mas ainda assim era fã de sua música. Lembro-me de tentar reprimir o veneno do meu primo mais novo, Kendall, que culpou veementemente Biggie Smalls e Bad Boy Records pela morte de Tupac. Achei lamentável que a música de Tupac pudesse inspirar o ressentimento Black-on-Black entre os adolescentes; no entanto, minhas discussões com o Dr. Shakur me ajudam a ver a situação através de uma lente diferente.


De muitas maneiras, Tupac era um inimigo mortal do estado. Ele era um vestígio vivo de um movimento que o FBI gastou milhões para suprimir nas décadas de 1960 e 1970, e sua personalidade era contagiante. Com o sobrenome de um clã negro americano, que inclui prisioneiros políticos ativos e um exilado em um país com embargo, e o nome próprio de um grupo guerrilheiro comunista peruano, Tupac nasceu para gerar consternação aos agentes do status quo. Como a geração que o precedeu, Tupac provavelmente se tornou um alvo quando se tornou um símbolo de resistência civil armada entre os negros americanos desprivilegiados. Muitos de seus contemporâneos acreditavam que ele se tornou uma marca do governo quando foi absolvido por atirar em dois policiais de folga em legítima defesa. Quaisquer que fossem as forças – corporação, governo, rua, ou uma combinação das três – Tupac rapidamente entrou em um mundo em que seus vícios e medos estavam sendo implacavelmente usados ​​para manipular seu comportamento; este era um fardo esmagador para alguém em seus 20 e poucos anos.


Depois de examinar detalhes e nuances, a rivalidade da Costa Leste contra a Costa Oeste, com Tupac e Biggie Smalls, parecia ter as armadilhas da rivalidade entre os Panteras Negras de Nova York e os da Califórnia. No momento em que o COINTELPRO-BPP** foi oficialmente dissolvido em 1971, cerca de 7.500 membros do Panteras Negras eram membros do governo. Em 1969, o FBI pagou cerca de US$ 7,4 milhões aos informantes do Pantera Negra (Churchill & Vander, 2002). Em 1970, a onda de informantes dentro dos Panteras Negras acabou levando a uma cultura de paranóia dentro da organização, culminando com uma disputa pública entre Huey Newton e Eldridge Cleaver, e genuína animosidade e violência entre os Panteras da Costa Leste e Oeste.


Como os dois principais alvos do FBI, Newton e Cleaver mostraram cicatrizes emocionais de anos de assédio, intimidação e truques psicológicos. Em 1971, os outrora florescentes Panteras Negras foram reduzidos a um pequeno grupo predominantemente feminino de seguidores de Newton na Califórnia (Theohris, 2004). A aniquilação dos Panthers pelo FBI afetou a comunidade negra pobre de várias maneiras. A dependência do FBI de degenerados sociais dentro da comunidade negra para se infiltrar nos Panteras, de fato, marginalizou a liderança de homens negros de princípios e aumentou a capacidade de criminosos e traficantes de drogas na comunidade negra.


A explosão de homens negros no sistema de justiça criminal, a ascensão do crack, a subsequente Guerra às Drogas e a presença marginalizada de lideranças masculinas negras na comunidade negra pobre são os efeitos degenerativos naturais na derrubada do governo federal dos movimentos de libertação negra. De muitas maneiras, a Guerra às Drogas foi o esforço do governo para limpar as cinzas do movimento Black Power. As táticas agressivas utilizadas para capturar traficantes tinham semelhanças marcantes com o COINTELPRO, especialmente o uso de informantes. A instigação de informantes do governo e outras atividades de infiltração muitas vezes exacerbou a violência e incutiu uma paranoia maníaca de “delatores” na comunidade negra. Os membros mais violentos e sinistros da comunidade negra foram capazes de deslizar pelo sistema enquanto exploravam a desilusão das comunidades, já que os pequenos traficantes de crack da esquina receberam 15 anos de vida.


Quando me tornei estagiário de psicologia prisional, a população de infratores não violentos antidrogas havia eclipsado todos os infratores violentos no sistema penitenciário federal, em número e duração da sentença. Os detentos com quem trabalhei, alguns ex-alunos universitários, gênios do empreendedorismo, artistas e muitos outros talentos, tinham plena consciência do sistema a que serviam. Muitos podem atribuir sua morte a esforços patrocinados pelo Estado para fortalecer a capacidade dos Contras anticomunistas na Nicarágua por meio da receita de crack das comunidades negras pobres. Depois que a poeira do escândalo Irã-Contras baixou, a Guerra às Drogas continuou a funcionar como a passagem intermediária entre os bairros negros pobres e as indústrias prisionais que prosperavam com mão de obra barata nas prisões. Presos com melhor saúde e menor risco de segurança normalmente trabalhavam para uma indústria prisional chamada UNICOR por cerca de 23 centavos por hora. A partir disso, pode-se deduzir que um sistema que dá penas de prisão mais longas a infratores menos violentos pode gerar um lucro saudável. Em 2008, a UNICOR registrou US$ 854,3 milhões em vendas, quase o dobro de seus ganhos de 1996.


À medida que o COINTELPRO e a nomenclatura da Guerra às Drogas se transformam em infâmia, reflito sobre algo que um detento me disse. Como se tivesse ensaiado suas falas por dias e estivesse criando coragem para expressar seu ponto de vista, sem reservar nada, ele marchou até meu escritório, sentou-se na cadeira à minha frente e disse: “Eu vejo você entrando aqui todos os dias, vestindo um terno com sua pasta, parecendo que você fez algo consigo mesmo. Quando eu era criança, nunca vi ninguém parecido com você no meu bairro – um jovem negro com uma profissão. Quando eu estava crescendo, tudo o que eu via eram traficantes e bandidos e viciados em drogas. Talvez se eu te visse naquela época, eu não estivesse aqui hoje. Então, o que eu realmente vim aqui te dizer é: fale com as crianças!”


Apaixonado pela frase “Fale com as crianças”, a repito com frequência em discursos públicos. No entanto, não sou ingênuo ao fato de que a comunidade negra precisa de muito mais. Como otimista, acredito que muitos problemas serão corrigidos através do potencial universal do empoderamento negro e do espírito destemido de uma comunidade que responde à opressão. Todos os dias eu me pergunto como isso vai realmente parecer.

 

* COINTELPRO é um acrônimo para Counter Intelligence Program, um programa iniciado pelo FBI projetado para investigar, interromper e neutralizar organizações domésticas consideradas dissidentes aos Estados Unidos.


** O COINTELPRO-BPP começou em 1967. De acordo com arquivos do FBI, o objetivo era expor, perturbar, desorientar, desacreditar ou neutralizar as atividades dos Nacionalistas Negros, organizações e grupos de ódio, sua liderança, porta-vozes, membros e apoiantes, e para combater a sua propensão contra a violência e desordem civil.

 

Fale com as crianças!

O impacto dos pais negros


Dr. Ivory Lee Toldson

O ano segunite que eu completei meu Ph.D. Em psicologia e meu estágio na penitenciária federal, tornei-me colega júnior do meu pai, Dr. Ivory Lee Toldson, na Southern University e diretor clínico de um lar grupal que ele abriu recentemente chamado Manhood Training Village. Tive muitas vantagens na Southern University. Além de ter a orientação e os contatos de meu pai, meu padrasto, irmão Imari, havia se aposentado recentemente da Prairie View University e se mudou com minha mãe para administrar sua editora, a House of Songhay Commission for Positive Education, em tempo integral.


No início de meu mandato na Southern University, meu pai e eu começamos a publicar pesquisas sobre a experiência negra. Usamos os princípios descritos em uma de nossas publicações como base teórica para o programa de tratamento da casa grupal que administramos juntos. Trabalhar com as crianças na Manhood Training Village foi muito gratificante para mim. No entanto, muitas vezes eu ficava incomodado com práticas e políticas padrão dentro do sistema de serviço social que eu achava que não eram favoráveis ​​ao crescimento das crianças. Não obstante, estou orgulhoso dos serviços que prestamos e satisfeito por meu pai ter continuado a operar a casa do grupo depois que deixei Baton Rouge para ingressar no corpo docente da Howard University.


Durante o mesmo período, tornei-me mais ativo na editora do irmão Imari. Fiquei muito intrigado com os sofisticados modelos de libertação acadêmica do irmão Imari. Ele manteve seu próprio jornal e publicou seus próprios livros; portanto, ele nunca teve que comprometer sua propriedade intelectual. Quando escrevi Black Sheep: When the American Dream Becomes a Black Man’s Nightmare (Toldson, 2004), o irmão Imari me permitiu publicá-lo através da House of Songhay. Tornamo-nos parceiros de negócios, pois ele me ensinou a obter números ISBN e LOC, e eu o ensinei a gerar códigos de barras, criar capas de livros com o Photoshop e usar mídias sociais para comercializar produtos. Vendíamos livros juntos em conferências, e ele parecia orgulhoso de inaugurar uma nova era de liderança em sua editora.


Ambos os meus pais me entronizaram com ferramentas importantes que usei quando me mudei para Washington, D.C., para avançar em minha carreira. No entanto, deixei Baton Rouge sentindo que meu trabalho estava incompleto. Ao sair, comprometi minha posição como herdeiro natural dos impérios de ambos os meus pais, mas, sendo um eterno estudante da vida, era um risco que eu estava disposto a correr.


Também me arrependi de deixar os rapazes do grupo. No entanto, sair do grupo me ajudou a escapar de um dilema, que me incomodava quase todos os dias quando morava em Baton Rouge. Ao longo de meus anos como diretor clínico, senti que estava fazendo mais diferença quando estava fazendo algo extraterapêutico, como levar os rapazes para trabalhar comigo, ajudá-los com os deveres de casa ou visitar a escola. No entanto, depois de 10 anos estudando psicologia, não consegui encontrar a técnica terapêutica, avaliação psicológica, padrão de atendimento ou medicação psicotrópica que sentisse realmente fazer a diferença na vida das crianças. Funcionalmente, menos da metade dos adolescentes com quem trabalhei tinham pais. A maioria não tinha pai e tinham mãe inadequada, cujo padrão de abuso, negligência e falhas pessoais levaram o Estado a intervir. No entanto, apesar de todos os comportamentos insignificantes da mãe, seu pedestal sempre brilhará em contraste com um pai ausente.


Como professor de psicologia, continuo otimista de que nós, na comunidade acadêmica, encontraremos soluções para os problemas descritos, incluindo pais e filhos ausentes. Ao longo do meu trabalho no campo da psicologia, a lição mais importante que aprendi foi que a comunidade negra precisa de líderes e mentores de princípios para as crianças. O grande número de crianças com pais encarcerados ressalta a necessidade de homens negros se afastarem dos limites de suas casas e compartilharem a responsabilidade de proteger a próxima geração.

 

Pesquisa sobre pais negros


Ao longo dos últimos 2 anos, realizei uma extensa pesquisa sobre as conquistas masculinas negras. Uma questão de pesquisa que muitas vezes surge é “Qual é o impacto da ausência de pai negro em meninos negros?” Qualquer resposta a essa pergunta, além de “sem impacto”, provavelmente deprimirá ainda mais a comunidade negra. A questão em si, no entanto, é equivocada. É muito difícil medir a dose de impacto da ausência de um pai, porque a ausência de um pai é difícil de definir.


Reflita sobre a questão de saber se o presidente Barack Obama era órfão. Para a maioria, ver seu pai apenas uma vez em toda a sua vida e ter um contato mínimo com ele antes de ele falecer em uma idade relativamente jovem certamente o qualificaria como órfão. No entanto, Obama se tornou o primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos. Ele pode ser uma anomalia, ou mais provavelmente ele tinha recursos, como seu avô e mentores, que o ajudaram a compensar a ausência de seu pai. Assim, a questão de pesquisa mais apropriada é “Qual é o impacto dos pais negros sobre os meninos negros?” Com essa pergunta, buscamos características transferíveis que possam ser aproveitadas para ajudar todos os jovens negros, independentemente de sua relação com o pai biológico.


Para minha pesquisa em Quebrando Barreiras: Traçando o Caminho para o Sucesso Acadêmico para Homens Afro-Americanos em Idade Escolar (Toldson, 2008), usei o comportamento de Saúde em Crianças em Idade Escolar (HBSC; Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde e Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, 2001) e a Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH; Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental e Escritório de Estudos Aplicados, 2007 ) para determinar o impacto dos pais no sucesso acadêmico de jovens negros do sexo masculino. O HBSC pesquisou as atitudes e experiências de crianças entre 11 e 15 anos em relação a uma série de comportamentos relacionados à saúde. A amostra dos EUA incluiu 664 escolas, em uma amostra estratificada por conglomerados de dois estágios de turmas do 6º ao 10º ano.


O NSDUH usou um desenho estratificado de 50 estados com uma amostra de probabilidade de área de vários estágios para cada um dos 50 estados e o Distrito de Columbia. A população do estudo incluiu jovens, de 12 a 17 anos, amostrados no NSDUH. Os instrumentos de pesquisa mediram principalmente o escopo e os correlatos do uso de drogas nos Estados Unidos. Os correlatos explorados no presente estudo envolveram principalmente “experiências juvenis”, que cobriram uma variedade de tópicos, incluindo educação no bairro, atividades ilegais, associações de pares, apoio social, atividades extracurriculares e exposição a programas de prevenção e educação de abuso de substâncias.

 

Impacto do pai no lar no sucesso acadêmico


A ANOVA unidirecional foi usada no conjunto de dados do HBSC para determinar se a presença de um pai na casa melhorou o sucesso acadêmico entre homens afro-americanos em idade escolar. Os entrevistados que relataram que o pai estava presente superaram aqueles sem pai na casa. Entre os alunos que tinham o pai presente, 62% relataram notas boas ou muito boas, em comparação com 55% para os alunos sem pai presente. Ao comparar os alunos que tinham ambos os pais presentes com aqueles com um dos pais presentes, os resultados foram quase idênticos (63% versus 55%), sugerindo que a maioria dos alunos com um pai presente morava em uma casa com dois pais. Entre os alunos que relataram não ter mãe nem pai em casa, apenas 45% relataram tirar notas boas ou muito boas na escola.


A propósito, os afro-americanos eram o único grupo étnico com maior probabilidade de viver em uma casa sem pai do que viver com um pai em casa. A análise do conjunto de dados do HBSC mostrou que 60% das crianças afro-americanas vivem em lares sem pai, em comparação com 15% para asiático-americanos, 25% para brancos e 34% para crianças hispânicas. O conjunto de dados NSDUH validou esses achados. Ao cruzar o item “Father in Household” com raça, 56% dos adolescentes afro-americanos relataram viver em lares sem pai, em comparação com 13% para asiático-americanos, 20% para brancos americanos e 29% para hispano-americanos.

 

Impacto da educação do pai no sucesso acadêmico


O conjunto de dados do HBSC foi usado para testar a relação entre educação de pais e mães e desempenho acadêmico entre homens afro-americanos. As correlações de Pearson revelaram uma relação linear entre a escolaridade dos homens afro-americanos em idade escolar e o nível de escolaridade dos pais. Os participantes que relataram ter um pai que se formou na faculdade eram significativamente mais propensos a também relatar boas notas na escola (p < 0,01). Não existia tal relação entre a educação das mães e o desempenho acadêmico dos meninos. No entanto, ao realizar as mesmas correlações de Pearson para meninas afro-americanas, o desempenho acadêmico teve significância mais fraca (p < 0,05) para a educação dos pais. Curiosamente, as meninas afro-americanas eram significativamente (p < 0,01) mais propensas a relatar boas notas quando suas mães tinham um nível educacional mais alto.


As descobertas sobre a relação entre o desempenho acadêmico dos homens afro-americanos e a educação dos pais ganham contexto ao comparar a educação dos pais entre os grupos étnicos. Quarenta e três por cento dos estudantes euro-americanos e 51% dos estudantes asiáticos-americanos relataram ter um pai que completou a faculdade. Apenas 26% dos estudantes afro-americanos relataram ter um pai que completou a faculdade.

 

O impacto da relação dos pais com os filhos negros


Ao responder à pergunta “Quão fácil é para você falar para o seu pai sobre coisas que realmente o incomodam? na pesquisa do HBSC, os estudantes afro-americanos do sexo masculino que responderam “muito fácil” eram significativamente mais propensos a ter boas notas (p < 0,001). Em todos os níveis de desempenho acadêmico, homens negros acharam mais fácil falar com seus pais do que mulheres negras (p < 0,001). Quando feitas as mesmas perguntas sobre a mãe, os resultados foram semelhantes. Homens negros que achavam fácil conversar com suas mães tinham níveis mais altos de desempenho acadêmico do que aqueles que relataram que conversar com suas mães era “muito difícil” (p < 0,001).


Não surpreendentemente, os cuidadores de alunos negros com baixo desempenho escolar relataram que a criança muitas vezes os “incomoda” e os irrita e que geralmente estão se sacrificando mais para cuidar da criança. Essas dinâmicas de relacionamento podem sinalizar que o pai está frustrado com o desempenho da criança na escola ou que o pai tem um baixo limiar de frustração, o que está interferindo nas habilidades da criança. Os filhos dos pais agravados também podem ter necessidades especiais gerais, como estilos alternativos de aprendizagem ou desafios sociais.


Outro aspecto da paternidade que teve um impacto significativo no progresso acadêmico dos homens negros foi o envolvimento dos pais com a escola. Os pais que ajudaram seus filhos com problemas relacionados à escola se sentiam à vontade para conversar com os professores, encorajavam seus filhos a se sair bem na escola e mantinham altas expectativas com filhos com melhor desempenho. Ao analisar práticas parentais semelhantes com um conjunto de dados separado, os indicadores parentais mais fortes de sucesso acadêmico foram fatores holísticos:

(a) pais que frequentemente diziam aos filhos que estavam orgulhosos deles

(b) pais que informavam aos alunos quando eles faziam um bom trabalho. Curiosamente, embora provavelmente importante para outros aspectos do desenvolvimento, restringir o comportamento das crianças, como passar tempo com amigos ou assistir TV, não produziu efeitos significativos nas notas.

 

Impacto dos pais nas aspirações universitárias


  • Em um estudo relacionado, usando o HBSC, analisei o impacto dos pais nas aspirações universitárias de homens negros (Toldson, Braithwaite, & Rentie, 2009). A aspiração da faculdade foi medida com a pergunta: “O que você acha que estará fazendo quando terminar o ensino médio?” Os participantes da pesquisa receberam as seguintes opções:

  • Faculdade/universidade de 4 anos

  • Faculdade comunitária/júnior de 2 anos

  • Escola técnica ou vocacional

  • Aprendizado/comércio ou treinamento no trabalho

  • Trabalhando

  • Forças armadas/militares

  • Desempregado

  • Não sei

As respostas do item original do questionário foram reconfiguradas para simplificar as análises.

A faculdade de quatro anos permaneceu uma opção independente para formar a categoria “Aspirações da faculdade”;

“Desempregado” e “Não sei” foram combinados para criar a categoria “Sem Planos”

Todas as opções de resposta restantes foram combinadas para criar a categoria “Outros Planos”.


Achados sobre fatores familiares demonstraram que a modelagem social desempenha um papel importante na promoção das aspirações universitárias entre adolescentes negros do sexo masculino. A educação do pai teve um impacto significativo nas aspirações universitárias dos homens negros, ocupando o segundo lugar geral em desempenho acadêmico. O tamanho do efeito para a educação dos pais foi consideravelmente maior do que para a educação das mães. A educação das mães não foi significativamente diferente entre as raças; no entanto, homens brancos relataram maior escolaridade entre seus pais do que homens negros. Curiosamente, ao comparar os três grupos, homens negros com “outros planos” relataram mães com os níveis educacionais mais baixos. Essa descoberta sugere que alguns homens negros podem estar fazendo planos pós-ensino médio com base em situações econômicas e na necessidade de fornecer renda para a família. A facilidade de comunicação com pais e mães também foi importante para promover as aspirações universitárias. No entanto, os homens negros com outros planos relataram o maior nível de facilidade ao se comunicar com seus pais, ao compará-los com aspirantes a universitários e estudantes sem planos.

 

Lições aprendidas ao se tornar pai


Em 27 de julho de 2007, minha esposa, Marshella, deu à luz uma menina extraordinariamente linda chamada Makena. Ela foi nossa primeira filha e a primeira neta de seus avós maternos e de sua avó paterna. Ela foi a primeira neta do meu pai; seu primeiro neto nasceu da minha meia-irmã em 2001. Eu literalmente chorei quando o médico puxou minha filha da barriga da minha esposa. Nada poderia ter me preparado para a avassaladora onda de emoção que experimentei no dia de seu nascimento. Todos os dias, continuo a me surpreender com as rápidas mudanças em seu tamanho, temperamento e habilidades.


Aproximando-me da paternidade, abracei certas vantagens percebidas que eu tinha sobre a geração anterior a mim. Primeiro, aos 34 anos, eu estava começando a jornada mais velho. Certamente, minha relativa maturidade me daria uma vantagem social sobre meu pai, que teve seu primeiro filho quando era cerca de 10 anos mais novo. Em segundo lugar, eu estava equipado com dispositivos de comunicação, como telefones celulares e e-mail, o que me permitiu ter contato constante com minha esposa durante toda a gravidez. Finalmente, na era da informação, eu tinha infinitos recursos “sob demanda” por meio da Internet. Em segundos, eu poderia contar as vantagens da amamentação, se é seguro pintar o berçário menos de um mês antes do parto ou qual cadeirinha tem a maior classificação de segurança.


Vários meses de gravidez, nem minha maturidade, nem dispositivos de comunicação, nem informações poderiam me resgatar do caos de ordens médicas conflitantes, contrações precoces, consultas médicas semanais, medicamentos e confinamento de cama de meses para minha esposa que a despedaçou o juízo e me enviou de ponta cabeça. Em nossa sociedade quase avançada, tanto os médicos quanto eu tínhamos muita e pouca informação ao mesmo tempo: conhecimento de muitos riscos, mas não conhecimento suficiente para saber como mitigá-los.


Ao mesmo tempo, percebi desafios que eram exclusivos da minha geração. Mais notavelmente, o escritório cibernético do século 21 exigia quase 16 horas por dia de atenção. À medida que as fronteiras entre trabalho e casa se atenuaram, a proximidade física tornou-se ofuscada pela distância mental, à medida que respondia a e-mails e tentava cumprir prazos à meia-noite. À medida que a hiperinflação se normalizava na sociedade, um único salário para um provedor primário parecia obsoleto. Eu me vi fazendo malabarismos com vários empregos para atender às necessidades materiais de minha família, muitas vezes às custas de minha disponibilidade emocional e sanidade.


Quase três anos depois, minha esposa e eu sobrevivemos a alguns dos desafios mais significativos do nosso casamento. Por tudo isso, aprendemos a suportar, perdoar e construir com base no amor, respeito e admiração de longa data que temos um pelo outro. Nossa filha nos dá uma razão para manter nosso relacionamento forte, mas não uma desculpa para ficarmos juntos. Entendemos que devemos amar um ao outro e amar nossa filha — não amar um ao outro porque amamos nossa filha. De sua parte, minha filha deu a tudo que faço um propósito maior e um significado mais profundo. A jornada de ajudá-la a alcançar novos marcos, ao expressar seu apreço por meio de um carinho atemporal, é linda e gratificante.

 

Esperança para o futuro


Aproximadamente duas vezes por mês, dou aulas de cooperação de pais para o Programa de Acordo e Cooperação (PAC) em casos de guarda de filhos para a Vara de Família do Tribunal Superior do Distrito de Columbia. Os participantes da classe são homens e mulheres que estão envolvidos em uma disputa pela guarda de uma ou mais crianças. No início da aula, as tensões são tipicamente altas. Muitos, que estão mais familiarizados com um processo tradicional de disputa de custódia, resistem às nossas tentativas de encaminhá-los para um sistema que lhes permita, em vez de um juiz, determinar o destino de seus filhos. Já desgastados pela guerra, a maioria está claramente pronta para continuar lutando. Esperando que o salão do júri onde a aula é realizada seja uma zona de combate, eles encontram algo mais parecido com a Comissão de Verdade e Reconciliação.


No entanto, quando começo minha aula, todos os resmungos caem no esquecimento quando resumi a experiência que compartilhei em “Sem lágrimas, sem medos” (Toldson & Toldson, 2007). Ouvir meu testemunho pessoal sobre o conflito de meus pais me levando a encenar gestos suicidas quando criança ajuda muito a aliviar as defesas do grupo. Acima de sua amargura mútua, a grande maioria está realmente interessada na saúde e no bem-estar de seus filhos.


Muitos dos pais não têm mais de 25 anos e menos da metade já foi casado com a mãe de seus filhos. Experientes ou imaginados, a maioria espera ser tratada injustamente no caso de custódia, porque sentem que o tribunal será naturalmente tendencioso em relação às mães. Apesar de todas as hostilidades, miopia e insinuações contra as mães de seus filhos, eu os aprecio por lutar para permanecerem envolvidos na vida de seus filhos. Depois de trabalhar na prisão federal e ser o diretor de um grupo, acho gratificante fazer parte de um sistema público que acredito estar realmente funcionando no melhor interesse dos cidadãos. Os pais e mães envolvidos com o programa têm a oportunidade de evitar batalhas de custódia caras, demoradas e emocionalmente prejudiciais, e trabalhar juntos por meio da mediação para elaborar um acordo para compartilhar sua responsabilidade mais importante: criar seus filhos.


Ao concluir este capítulo sobre pais negros, reflito sobre um jovem que conheci no programa PAC. Ele não parecia ter mais de 21 anos e estava sentado na quarta fila da sala muito grande. Ele estava vestido casualmente com um afro grande, autentico e indomável que provavelmente esteve recentemente com trancinhas. Ele não falou muito durante a aula, mas eu me lembro dele sorrindo e balançando a cabeça concordando consistentemente durante as 3 horas de aula. Seu comportamento positivo parecia inconsistente com seu penteado rebelde. Dias depois, vi o jovem passar por uma rua movimentada para me cumprimentar. Eu não o reconheci imediatamente porque ele havia cortado o cabelo bemcurto.


Sorrindo de orelha a orelha, ele disse: “Conseguimos! Tivemos nossas sessões, e eu vou criar meu filho! Obrigada!" Internamente, agradeci. Ele representou a esperança dos pais negros que parecem significativamente diferentes de mim. A esperança de pais jovens, pais trabalhadores pobres, pais reentrando na sociedade após períodos de encarceramento, pais inconscientes que “escorregaram” durante uma escapada sexual e os pais invisíveis das crianças na Manhood Training Village.

 

Conclusão


A alta taxa de mortalidade entre os homens negros e a explosão da população carcerária negra nos últimos 30 anos contribuíram para o número alarmante de crianças negras em lares sem pai e pais com menos educação. A falta de modelos masculinos negros pode ter um impacto acadêmico profundo nas perspectivas sociais e acadêmicas das crianças negras. A comunidade negra especificamente, e a sociedade, devem organizar capital social, advocacia política e serviços sociais para fortalecer os pais negros que estão presentes e compensar aqueles que estão ausentes. Seguem estratégias específicas.


Em primeiro lugar, as revisões atuais das políticas de justiça criminal de 25 anos e os esforços de remediação devem considerar a relação entre presos e presos em liberdade condicional e seus filhos. Devem ser reintroduzidos programas educacionais que permitiam aos detentos obter diplomas na prisão. Além disso, as barreiras que impedem os homens de buscar educação e emprego depois de saírem da prisão devem ser amenizadas.


Em segundo lugar, o financiamento de programas de paternidade e programas de orientação é apoiado pelas observações apresentadas neste capítulo. Além disso, iniciativas de casamento saudável, que ajudam os negros a compreender o valor material e imaterial do casamento e da família, são importantes para o desenvolvimento de uma cultura mais propícia ao sucesso acadêmico. Os valores familiares são virtudes que devem ser compreendidas e promovidas de forma mais bipartidária do que são apresentadas atualmente nos Estados Unidos.


Terceiro, a educação dos pais e as organizações parentais devem enfatizar os aspectos da parentalidade positiva que se traduzem em sucesso acadêmico. Um prêmio deve ser colocado nas coisas boas que os alunos fazem, pois as restrições são colocadas nas coisas negativas que eles fazem. As descobertas apoiam um sistema de “referência positiva” na escola, pelo qual as escolas enviam avisos formais aos pais quando seus filhos são exemplares. Em geral, os pais devem ser ensinados sobre os benefícios materiais do uso de reforço positivo e afirmações.


Finalmente, o alto número de homens afro-americanos que estão sendo criados em lares sem pais aumenta a necessidade de políticas de apoio aos programas de cooperação dos pais. Os juízes do tribunal de família que supervisionam os casos de custódia de crianças devem incentivar os pais a usar cursos formais de cooperação parental e acordos para aumentar as oportunidades para os alunos terem contato harmonioso com ambos os pais.


No geral, devemos abrir e expandir nossa visão dos pais negros para incluir aqueles que não estão fisicamente em casa e que não são biologicamente relacionados à criança que criam. Também devemos entender que crianças órfãs são responsabilidade de todos, pois é mais fácil preparar uma criança do que consertar um adulto. Inegavelmente, a verdadeira promessa da paternidade negra não pode ficar nas mãos ociosas de homens negros socialmente capazes, mas deve se materializar através de uma comunidade unida que não deixa nenhuma criança negra sem pai e nenhum pai negro sem uma rede de segurança.

 

Perguntas reflexivas


1. Qual foi/é o impacto da Guerra às Drogas nos pais negros e, portanto, na comunidade negra? O esforço foi proposital? Isso importa?


2. Discuta a seção “Fale com as crianças”. Por que essa atividade é tão importante?


3. O que é “ausência de pai”? Qual é a questão de pesquisa mais importante que deve ser feita na geração de dados sobre pais negros?


4. Qual o impacto de um pai com formação universitária na educação de seu filho? A filha dele?

 

Próximo: Capítulo X - Paternidade negra Reflexões, desafios e lições aprendidas

35 visualizações0 comentário
bottom of page